CMEC em ação



PROJETO CONTADORES DE CAUSOS

FIO ARREPENDIDO

Vô contá um causo proceis:
Uma veiz um sinhô que morava na roça, tinha oito fio, todo mundo ajudava na lida, capinava, plantava, coia, tratava dos porco, das galinha e tirava o leite. Quando di repente, o fio mais véio disse po pai:
_ Eu vou andá um poco po mundo pai, o sinhô me dá minha parte da herança, que eu tenho direito.
Mais o pai falô po fio:
 _ Vô te dá um conseio, se ocê saí po mundo, corre perigo. Mais o fio num quis nem sabê, o pai deu o dinhero , e ele foi embora, passado um tempo, o fio vortô, de mão banando e sem sua troxa, o pai ficô  muito feliz de vê o fio, feis uma festança danada, comprô ropa nova po fio, e mandô os irmão matá um novio.
Os irmão revortô e queria era matá o danado que sumiu e deixô o serviço tudo da roça pra es fazê, e ainda por cima ia tê festança. O pai entrô no meio e apartô a brigaiada, e falô:
 _ O irmão doceis, feis uma bobage, mais nóis num vai deixá ele na rua, sem tê o que cumê, ele arrependeu e viu que o mundo lá fora num é brincadera, então ele vai tê que trabaiá na lida da roça  a troco de comida, e no finar das conta, ocêis é que vai tê a herança e ele num vai recebê nada.
MINISTRANTE: Profª. Lucimar Cardoso dos Santos
Autor ( ª. ):Maria Caetano Rodrigues



===========================================================

FESTA LEGAL

Há um tempo atrás, mais ou menos em fevereiro de 2012, tava eu e alguns amigos pensando em fazer uma festa, só para divertir, resolvemos então alugá uma chácara, um frízer e um jogo de luz, mas aí, a festa ia ser só no final de março, convidamos só alguns amigos, mas aí eles contaram pra outras pessoas, e na hora da festa, começô aparecê gente que nóis nem conhecia, aí chamei um colega meu DJ, ele tinha os equipamentos de som. Foi aí que decidimos cobrar 25,00 reais dos homens, e as mulheres entravam na faixa.
A festa começou as 21 horas, 21e30 horas tava lotado de gente lá fora para entrar, até hoje não caiu a ficha, a gente não esperava tanta gente.
Moral da história, vendemos um punhado de cervejas e refrigerantes, e lucramos em média 3.000 reais, isso aí beleza, mas aí ficamos tão animados que decidimos fazer outra festa mais organizada. Com o dinheiro que ganhamos, alugamos a chácara, frízer, fizemos cartazes, propagandas, compramos bebidas, gastamos todo o dinheiro nessa festa, mas a festa foi um fracasso.
Moral da história, a gente pensô que nóis ia ganhar mais dinheiro, mas acabamos foi perdendo o que a gente tinha ganhado da primeira festa. Tá aí a lição, pra gente nunca ser muito ambicioso.
MINISTRANTE:  Profª. Lucimar Cardoso dos Santos
Autor : Jefferson de O. Costa Silva


=========================================================

ATIVIDADES DO ANO DE 2012



Projeto Aniversário de Uberaba

Atividade 1- Linha do tempo da Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
-Junho de 1967 - Fundada pelo Professor Mozart Mendes com o nome de Colégio Comercial Frei Eugênio - Ensino de 2ºGrau.
-1982 - Passa a ser Colégio Frei Eugênio de 1º e 2º Graus.
-28 de agosto de 1986 - Foi doada ao poder público municipal e passa a funcionar na Rua Marechal Deodoro, 95.
-25 de setembro de 1986 - recebe o nome de Escola Municipal Urbana Frei Eugênio pela Lei 3799/86 com o Lema "O homem construtor de sua caminhada".
-A escola passou por várias reformas e ampliações.
-Entre os anos de 1998 e 2000 começa a implantação do Ensino Fundamental dos 6 aos 14 anos.
-Em 2002 é implantado com a Lei 8371/02 o CMEC (Curso Municipal de Educação Continuada.
-Em abril de 2006 há a reorganização do tempo escolar do Ensino Fundamental em ciclos (6 a 10 anos) e seriado (11 a 14 anos).
-Em fevereiro de 2007 a escola passa a contar com salas anexas.
-Em agosto de 2009 é implantado o AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Atividade 2- Apresentação de "slides" tematizando a relevância da Educação de Jovens e Adultos no contexto de Uberaba organizada pela equipe de professores do CMEC.
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo"-Paulo Freire



Atividade 3- Apresentação, em forma de entrevista, de Sirene Maria Batista ex-aluna do CMEC que hoje se destaca na Universidade Aberta da UFTM de Uberaba e que tem continuado seus estudos com muito entusiasmo e dedicação. Segundo ela, foi através do CMEC que se abriram novas perspectivas e um novo olhar para a vida.No espaço do CMEC encontrou apoio para prosseguir seus estudos.O depoimento da ex-aluna Sirene emocionou pela riqueza de valores que se agregaram aos conhecimentos dela e na oportunidade somaram-se aos anseios de nossos alunos.



Atividade 4- Montagem de MURAL com as fotos das Mostras Pedagógicas realisadas pelo Departamento de Educação de Jovens e Adultos.

Atividade 5- Culminância das atividades realizadas pela escola no dia 14 de abril das 8h às 12h.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


No dia 28 de junho de 2011, às 19 horas, os alunos e  toda a equipe do CMEC participaram do PROJETO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL: ENCONTRO COM O ESCRITOR RENATO MUNIZ.
O encontro foi marcado pela apresentação do autor e de um vídeo sobre a literatura do memo, elaborado por Adriana Fonseca.´
Em seguida o autor conversou com os alunos sobre como surgiram as suas primeiras publicações e ressatou a importância da leitura para a formação de bons escritores. Segundo ele, quem lê tem instrumentos para escrever bem.
Foi um encontro muito agradável. Ficou acertado que nos encontraremos novamente em outra oportunidade na Escola Municipal Urbana Frei Eugênio para continuarmos a conversa e a troca de ideias.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As professoras Renata Formiga do Nascimento e Maria Abadia da Cruz Oliveira participaram do PROJETO CONTADORES DE CAUSOS proposto pela equipe da Seção de Educação de Jovens e Adultos da SEMEC e o aluno Allan Lourenço da Silva conquistou o 2º Lugar na premiação com o causo "HISTÓRIA DA GAMELEIRA".